19 março 2007

O Bumerangue! escreveu que na aula de Pesquisa I dele, lá na ULBRA, ele lembrou de mim, pois discutiam os estudos da Escola de Frankfurt (anos 50), que constatou que a cultura de massa impede que o ser humano reflita acerca de sua condição de explorado.

Não pode ser mais verdade, uma vez que a mediocridade que nos ronda invade nossos lares, nosso trabalho e de certa forma nossa vida, esta de tal forma enraizada na cultura contemporânea, que acultura e torna as pessoas ignorantes.

Vejamos um exemplo: quando se pensa num ícone cultural de massa que reflita esta ignorância e ausência de pensamentos (sorry Clos!) em quem pensamos? Homer Simpson. Ele é personagem do desenho de maior audiência atual, os Simpsons. O desenho não é ruim, é bem divertido, mas muitas vezes se toma o Homer como bode expiatório de pensamentos e ações equivocadas. O grande problema do desenho (que é um desenho adulto e não infantil) é que ele esta formando uma geração de Homers. Nossos jovens de hoje preferem acreditar que ele é uma pessoa de bom coração a crerem no vazio que sua vida cotidiana é.

E são estes jovens, influenciados pela cultura Coca Cola-McDonald's que nortearão as ações do mundo no futuro. Eu posso admitir, com todas as letras que sou representante de uma geração que esta se extinguindo, a geração da revolta.

Não digo revolta no sentido de riots, brigas e afins, mas revolta cultural e comportamental, onde buscamos nossos direitos, onde tentamos resolver os problemas, não através de uma briga, mas através de diálogos, de conversa inteligente (coisa raríssima e escassa hoje em dia...), que é muito mais salutar e produtivo. Porém somos poucos. Muitos de nós, por puro conformismo, acabram engordando as fileiras desta gferação que esta nos sucedendo. a geração cansada.

Cansada, por que os jovens já vem ao mundo desestimulados para brigar pelo que é certo, pois elas não vêem saída neste mundo perdido.

Mas como mudar isso? Atarvés da boa e velha educação. Melhores aulas, melhores colégios, professores mais bem pagos, estímulos aos jovens...enfim, nada muito dificil, basta boa vontade!

0 Anarquistas escreveram

Postar um comentário

<< Home