28 janeiro 2007

Preconceito e discrminiação

Gostaria de externar meu descontentamento para com aquelas pessoas ditas "cultas" mas que ainda discriminam os egressos do curso de Turismo.

Para vocês eu digo: este curso, é um dos poucos que trará reais possibilidades de mudança no cenário atual. Este curso é um dos poucos que sobreviverá nas cátedras num futuro não muito distante, como prevê Beni (ver O Ócio Criativo, Mario Beni), este curso terá o poder de parar guerras, de unir povos, diminiur diferenças.

Este curso para quem não sabe, não forma agentes de viagem, nem recepcionistas de hotel, nem atendentes de companhias aéreas. Este curso forma pessoas.

Infelizmente ele geralmente é muito mal direcionado, pois ao invés de tratar do lado humano da relação, trata apenas da parte técnica.

Sinceramente, se eu quiser aprender a emitir um bilhete aéreo, um voucher de hotel, eu vou pro SENAC. Na universidade, eu quero aprender o porque das coisas. Por que as pessoas escolhem este destino? Por que as pessoas viajam? O que as leva a viajar? O que um local precisa mudar pra ter mais turistas? Por que? O que?

Isso é o que eu quero saber! Universidade tem sempre de ver o lado humano das situação. Claro que cursos como medicina, Direito, Engenharias, Arquitetura são amis técnicos, agora, cursos que lidam diretamente com seres humanos, como é o caso do Turismo, etm de tratar destas questões.

Mas apesar disso, este é um curso fantástico. Ele permite um leque enorme de possibilidades de trabalho. Nenhuma delas paga bem, pois no Brasil ainda vale mais um título do que uma importância (mais vale ser mais um médico do que um turismólogo).

Contudo, com um pouco de boa vontade e muito esforço, pode-se conseguir grandes coisas neste campo, afinal de contas, entre os cursos que estão em expansão, o Turismo sempre figura entre eles, naquelas listas elaboradas nos cadernos de vestibular dos tablóides gaúchos.

Enfim, se tu quiser discriminar minha profissão e meu curso, é bom ter muito embasamento pra me vencer, senão eu vou te ganhar. Nem que seja no cansaço.

1 Anarquistas escreveram

Blogger Daniel Clós said...

Mandei ver teu link na República, me manda teu mail para eu te enviar o selo "Viva la Revolución!" hehe. Pax

janeiro 28, 2007  

Postar um comentário

<< Home