05 fevereiro 2007

Indignado com a situação salarial que eu vivo, tava conversando com meus colegas, e decidimos fazer uma greve.

Só no papel mesmo, por que eles não teriam a coragem de fazer uma. Seria uma greve reinvindicando melhores salários.

No início da década de 80, o Hotel Plaza São Rafael decidiiu, atraés de seus funcionários, fazer greve. E foi geral a greve, por que todos os funcionários pararam. Isso fez com que seus salários fossem aumentados, mas em razão de terem preenchido a Lista da Greve, nunca mais os participantes conseguiram uma promoção. Conheço um cara lá que é garçom a 25 anos, e inclusive tira a folga dos maitres, e nunca conseguiu uma promoção. A desculpa é sempre a falta de qualificação, mas eles todos sabem que é por ter participado da greve.

Esse é um dos pontos falhos das administrações em geral. Veja bem, a greve é um direito constitucional do trabalhador brasileiro. Ta lá no livrinho, é permitido fazer greve, sempre que o proletário considerar uma situação injusta com ele. Mas o que fazem as grandes empresas? Condicionam o permanecimento do funcionário à uma eterna condição de escravo.

Isso mesmo escravo, pois quem trabalha sujeito a uma condição de falta de crescimento, numa empresa que se propõe a ver seus funcionários crescendo, é escravo.

Como um hotel tem tempo de vida útil de 5 anos, e este daqui já passou esta barreira, os serviços começaram a cair, os padrões também, os lucros também. O que vem a seguir? Mais funcionários caindo. Acredito que eu esteja nesta próxima lista, pois entraram duas estagiárias no meu setor. E eu bem sei que estagiário se sujeita a trabalhar por menos de um salário mínimo, tendo a esperança de ser contratado. E sei que o estagiário custa infinitamente menos que um funcionário.

Não ficarei triste, absolutamente, pois não vislumbro nenhuma possibilidade de crescimento aqui dentro. E sei que tenho potencial para ser alguem um dia.

Só espero ques eu não conseguir abrir meu negócio próprio, ou demorar a entrar no mestrado e sair dando aulas nas universidades, se eu tiver realmente de ser mais uma vez empregado de alguma empresa gananciosa, que tenha um tratamento melhor, pois qualificações não me faltam.

0 Anarquistas escreveram

Postar um comentário

<< Home